21 de fevereiro de 2014

TRANSAMAZÔNICA A RODOVIA DA VERGONHA.

Depois de 41 anos a Transamazônica continua praticamente a mesma.

O cartaz da inauguração com a frase
"PENSE NUM CARRO CAPAZ DE ANDAR
PELA TRANSAMAZÔNICA AGORA"?
A Rodovia Transamazônica (BR-230) é uma rodovia brasileira, projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974), sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções gigantescas, realizadas pelo regime militar.

Planejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 27 de agosto de 1972. Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração. Depois o projeto foi modificado para 4.977 km até Benjamin Constant, porém, a construção foi interrompida em Lábrea totalizando 4.223 km. É a terceira maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros: Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.

É classificada como rodovia transversal. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia não é pavimentada, mas com toda a certeza o trecho mas difícil é de Marabá a Altamira. Nem com os planos de construção de uma grande usina Hidrelétrica na região o governo federal teve o cuidado de pavimentar a rodovia que é a maior forma de chegada de equipamentos e pessoal para trabalhar nesta obra.

"O trator é a única forma de sair dos atoleiros".
Apesar de afirmarem que o governo federal gasta milhões em conservação das estradas aqui no Pará, o investimento parece ser realizado só em locais que já estão de certa forma beneficiados. Os trechos mais crus sem nenhuma atuação sempre vão ficando para trás. Na verdade o D.N.I.T não conseguiu fazer muito além de arrumar buracos na estrada. Ainda hoje, depois de 42 anos da pergunta do cartaz da inauguração da rodovia Transamazônica, a resposta é um Trator. A única forma de um carro andar pela Transamazônica é puxado por um trator e parece que será assim por muitos invernos. Enquanto continuar o descaso dos políticos as pessoas que vivem às margens da rodovia ou dependem dela serão sempre colocadas de lado das vontades políticas.

Fonte: radiotribbus.com

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