28 de fevereiro de 2014
Licitação dará início às obras da hidrovia do Tocantins entre Marabá e Tucuruí.
11:03 AM
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Último passo para realmente dar navegabilidade ao rio Tocantins, ligando Marabá a Belém.
Pedral do Lourenço, local com maior dificuldade para a navegação. |
O edital para a licitação do derrocamento do chamado Pedral do Lourenço já está pronto, mas ainda não foi liberado porque precisa cumprir a formalidade de tramitação pelas diretorias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A informação foi repassada ontem ao senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), por telefone, pelo general Jorge Fraxe, diretor geral do órgão. Ele ainda garantiu que o lançamento do edital será feito até o final da próxima semana. Apesar desse primeiro passo, a obra do Pedral do Lourenço só deve ser iniciada em 2015, Os recursos estão garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
"As obras da hidrelétrica de Tucuruí construída, UHE Tucuruí, tiveram início em 1981 quando foi firmado um contrato para a execução das obras civis, as eclusas de Tucuruí foram inauguradas no dia 30 de novembro de 2010 pelo então presidente da república Luís Inácio Lula da Silva. Ele, junto com sua comitiva, formada pela presidente eleita Dilma Roussef, ministros, parlamentares, o presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz, e a diretoria da Eletrobras Eletronorte, atravessaram os 69 metros de desnível entre o rio Tocantins e o lago de Tucuruí. A travessia durou cerca de uma hora. A cerimônia foi aberta pelo prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira. 'Hoje se vira a página do maior passivo socioambiental da Usina, as obras das eclusas que demoraram 29 anos até ficarem prontas'."
Hidrelétrica e eclusas de Tucuruí
A licitação vai contratar a empresa que ficará responsável pelas obras do derrocamento do Pedral do Lourenço que impede a navegabilidade da hidrovia do Tocantins. Sem o pedral, a expectativa é de que seja otimizada a utilização das eclusas da Usina de Tucuruí, estimulando dessa forma a chegada de novas empresas e indústrias no Pará, inclusive a implementação da siderúrgica de Marabá. Os recursos estão garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O projeto original sofreu uma pequena alteração, o volume de derrocamento foi reduzido a um terço para viabilizar a navegação. O edital de licitação está sendo elaborado pela Coordenadoria Geral de Portos Marítimos do Dnit que decidiu incorporar à licitação o licenciamento ambiental. Ou seja, o vencedor do processo licitatório além de executar a obra também vai ser o responsável pela licença ambiental que será analisada pelo Ibama por meio de EIA Rima – que vai verificar os impactos ambientais ou qualquer alteração física, química e biológica ao meio ambiente.
"Mesmo com todas essas informações, não deixarei de cobrar nada, nada mesmo, até ver o edital publicado conforme prometeu o direto do Dnit, ou seja, até final de fevereiro. Estarei aqui na tribuna cobrando todos os prazos", afirmou Flexa Ribeiro.
Fonte: Thiago Vilarins (ORM news - Sucursal Brasília)
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