6 de novembro de 2014

Milhares saem às ruas no México pedindo volta de estudantes

Manifestantes querem mais empenho do governo em investigações

Milhares de pessoas tomaram as ruas da capital mexicana, Cidade do México, exigindo às autoridades mais empenho nas buscas dos 43 estudantes desaparecidos no final se setembro na cidade de Iguala.
Pais  e familiares dos desaparecidos marcharam à frente da passeata, uma das maiores em meio a onda de atos realizados em todo o país. Organizadores calculam que cerca de 120 mil pessoas participaram do ato.
A marcha marcou o início de uma paralisação de 72 horas e manifestações nas principais universidades do país.
O desaparecimento tem causado comoção em todo território mexicano. Protestos têm sido realizados em diversas regiões.
A população acredita que as autoridades não estão dando devida atenção ao caso e pedem punição dos culpados. Até o momento não há notícias sobre o grupo, que desapareceu após enfrentamento com a polícia municipal em Iguala quando participava de uma manifestação, em um episódio que deixou seis mortos, três deles estudantes. 
Investigações apontam que o ex-prefeito de Iguala José Luis Abarca, e sua esposa, Maria de Los Angeles Pineda, que foram presos recentemente, estão por trás do sumiço e que ele obteve ajuda do cartel local Guerreros Unidos. Os manifestantes ainda exigem a prisão de Felipe Flores, o chefe da segurança pública na cidade, considerado cúmplice de Abarca, e Angel Aguirre, ex-governador de Guerrero, que renunciou ao cargo há poucos dias.

Fonte: ANSA

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Arquivos