30 de outubro de 2014

PREFEITO DE MARABÁ RECEBE MORADORES DE VILAS DA REGIÃO DO RIO PRETO

Durante a reunião o prefeito João Salame esclareceu que a zona rural do município tem problemas históricos e que pela primeira vez a prefeitura está dando atenção a essas comunidades.


Com o objetivo de ouvir as reivindicações da comunidade, o prefeito João Salame recebeu na manhã da última terça-feira (21) representantes das vilas localizadas na região do Rio Preto. Os secretários municipais de Educação, Pedro Souza; de Obras, Antônio de Pádua; e de Saúde, Nagib Mutran, foram convocados para que cada pasta pudesse dar encaminhamento às solicitações. O representante da Mineração Buritirama também esteve presente, já que a empresa tem parceria com a Prefeitura de Marabá para investimentos no local. A presidente da Câmara Municipal de Marabá (CMM), vereadora Júlia Rosa, também acompanhou as negociações.Entre as reivindicações estão: problemas na transmissão de sinal da telefonia móvel; a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Três Poderes; a aquisição de uma ambulância para a Vila União; recuperação de estradas vicinais; pavimentação nas Vilas Três Poderes e Zé do Ônibus; envio de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) na Vila Três Poderes e no PA Nova Esperança; reforma e ampliação da Escola Adão Machado; Construção da Escola José Batista; construção de uma quadra de esportes na Vila Zé do Ônibus; Transporte escolar na Vila Três Poderes e o envio do Comitê do Bolsa Família para realizar cadastramento em toda a região.Apesar das dificuldades a Prefeitura de Marabá vem investindo naquela região em obras de pavimentação, bem como na área da Educação. Na Vila Três Poderes, por exemplo, a prefeitura já entregou um ginásio coberto e garantiu a construção de um Núcleo de Educação Infantil (NEI), que deve ser iniciada na próxima semana. Também foi inaugurada, no início desse ano, a Escola Jean Piaget, na Vila Santa Fé, que deverá ser completamente climatizada assim que for instalado um transformador de energia elétrica adequado.
O secretário de Educação, Pedro Souza, informou às lideranças comunitárias que ao longo de cinco meses visitou todas as escolas da zona rural para que a Semed pudesse fazer um planejamento de ações. Algumas, inclusive, já foram executadas, como, por exemplo, a entrega de materiais pedagógicos, de limpeza, mobiliário e eletrodomésticos.
Ainda de acordo com Pedro Souza, as obras de reforma e ampliação da Escola Adão Machado estavam paralisadas devido a realização de auditoria, iniciada ainda na gestão anterior da prefeitura, mas que a Semed não tem medido esforços para agilizar esse processo. Além disso, nos seis anexos dessa escola, nos quais as atividades letivas são desenvolvidas normalmente, foi feita entrega de ventiladores, conforme previsto no planejamento da secretaria.
Assim, ficou decidido que a Mineração Buritirama fará a terraplanagem do terreno para construção do NEI, na Vila Três Poderes e fará a aquisição de um transformador de energia para que a Escola Jean Piaget seja climatizada. As Escolas Faixa Linda e Maria das Neves também receberão centrais de ar, que deverão ser instaladas até dezembro. Esta última escola será reformada assim que as obras da Escola Clara Nunes forem concluídas. Sobre o transporte escolar a Semed já está realizando a licitação para a escolha da empresa que realizará o serviço na Vila Três Poderes. 
Folha do Para. (Texto: Fabiane Barbosa/ Fotos: Helder Messiahs)

saude
Durante a reunião também foi feito um acordo para as solicitações na área da Saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Nagib Mutran, a construção da Unidade Básica de Saúde na Vila Três Poderes só não foi iniciada devido a problemas com a documentação do terreno. Desde abril que a prefeitura solicitou ao Incra a doação de uma área, mas até o momento não recebeu resposta.Por isso, ficou decidida a implantação de um posto provisório, que funcionará num imóvel alugado pela prefeitura. A Secretaria de Saúde vai enviar médicos, a cada 15 dias, com uma farmácia básica e a Buritirama vai arcar com as despesas de mobiliário e equipamentos.
A aquisição de uma ambulância nova será realizada por meio de convênio entre a prefeitura e a Buritirama, que deve ser assinado ainda essa semana. Já que a Vila União ganhará uma nova ambulância, a comunidade concordou em transferir a ambulância usada atualmente no local para a Vila Três Poderes. Assim todas as vilas da região terão esse tipo de assistência.
obras
O secretário de Obras, Antônio de Pádua, esclareceu que a Prefeitura de Marabá incluiu a zona rural no programa de obras de pavimentação, tanto que desde o início do governo foram recuperados quase 3 mil quilômetros de estradas vicinais, incluindo drenagem, com colocação de mais de 800 tubos, além da reestruturação de centenas de pontes.Na Vila Três Poderes, onde será realizada pavimentação, 50% das obras de drenagem haviam sido concluídas e a Sevop teve que recolher as máquinas quando a comunidade bloqueou a estrada de acesso ao local. Por isso, as obras deverão ser retomadas em até 45 dias.
Ficou acordado ainda que o prefeito irá convocar as empresas Oi, Claro, Vale e Buritirama para reunião com as lideranças comunitárias no intuito de encontrar uma solução para o problema da falta de sinal de telefonia móvel. E ainda, que a equipe do Bolsa Família será enviada para realizar o cadastramento e a atualização de dados das comunidades da região do Rio Preto.
Fonte:folha do Para (Texto: Fabiane Barbosa/ Fotos: Helder Messiahs)


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Arquivos