28 de fevereiro de 2014
Susipe e PM reforçam segurança nas unidades prisionais durante o carnaval.
7:24 PM
| Postado por
Unknown
A partir desta sexta (28) todas as 42 unidades prisionais do estado do Pará vão ganhar reforço na segurança.
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) reforça, a partir desta sexta-feira (28), a segurança em todas as 42 unidades prisionais do Estado. Durante a Operação Carnaval na Paz 2014, homens do Comando de Missões Especiais (CME) e da Ronda Tático Metropolitana (Rotam) da PM e helicópteros do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) irão reforçar o monitoramento terrestre e aéreo nos centros de detenção de Belém e do interior do Estado.
"É um planejamento estratégico para evitarmos qualquer tipo de alteração nas unidades prisionais, durante o carnaval. Os períodos festivos são propícios para as tentativas de fuga. E nós estamos justamente trabalhando em parceria durante a Operação Carnaval na Paz 2014, com vários órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, para garantirmos a segurança da população", destaca o superintendente da Susipe, André Cunha.
O esquema de segurança nas unidades prisionais contará com o reforço do efetivo policial nos dois complexos penitenciários da Região Metropolitana de Belém (RMB) e rondas ostensivas nas centrais de triagem da capital, além do sobrevoo de helicópteros do Graesp, que farão o monitoramento aéreo dos centros de detenção.
"Um efetivo do CME será deslocado diariamente, até a próxima quarta-feira (5), aos Complexos Penitenciários de Santa Izabel e Marituba, para reforçar o esquema de segurança das 10 unidades prisionais. Já nas centrais de triagem de Belém teremos rondas ostensivas com policiais da Rotam, além do reforço no efetivo de agentes prisionais durante o plantão do carnaval. Em Belém e no interior do Estado, os helicópteros do Graesp também farão o monitoramento dos internos", explica o major Mauro Matos, diretor de Administração Penitenciária da Susipe.
Além do reforço no efetivo policial, rondas e monitoramento aéreo das unidades prisionais, a Susipe também terá agentes em escala de plantão 24 horas na central de monitoramento do Ciop, para acompanhar a movimentação, por satélite, dos 70 internos que cumprem pena no regime aberto, com o uso das tornozeleiras eletrônicas.
“A Susipe já integra a equipe do Ciop no monitoramento 24 horas por dia dos internos que utilizam as tornozeleiras eletrônicas. Além do satélite, é possível também acompanharmos, em tempo real, todos os internos através das 187 câmeras do Ciop instaladas na RMB. Caso algum deles se dirija para além dos limites permitidos, o servidor da Susipe entrará em contato via telefone para adverti-lo do deslocamento indevido. Se o interno não atender à advertência (ou quebrar o equipamento) o Ciop acionará uma viatura da PM mais próxima até o local para averiguar a situação”, afirma o major Mauro Matos.
Todas as detenções ocorridas durante a operação Carnaval na Paz 2014 serão encaminhadas às centrais de triagem de Belém, para posterior ingresso no sistema penitenciário. Já no interior de Estado, os presos serão encaminhados diretamente para as respectivas unidades prisionais de cada município.
Fonte: Agência Pará
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário