14 de fevereiro de 2014

Em Marabá, índios pedem melhorias da Casa de Saúde Indígena.

Desde ontem (12), índios de diversas etnias ocupam a Casa de Saúde Indígena de Marabá, sudeste do Pará. Eles denunciam que no local, índios de 14 tribos precisam de tratamento de saúde. "Nós queremos que isto aqui aumente, para atender a necessidade nossa", critica o cacique Elton Suruí. O Distrito Sanitário Indígena informou que deve mandar um representante ao local na segunda-feira (17) para verificar a situação.
 
Além da falta de quartos, os índios reclamam que a estrutura do lugar é precária. Existem apenas quatro quartos, a fiação do banheiro está exposta e ainda falta água nas duas pias do lugar. Com a falta de espaço, os índios improvisam armando redes fora da casa. "Só quero que seja respeitado o direito do índio, porque a saúde tá precária", disse o líder indígena Pana Kriamenti, que vive em uma aldeia com mais de 100 pessoas onde não tem água tratada e nem posto de saúde.

Nos fundos do prédio, que é vizinho da Funai de Marabá, é possível ver oito veículos quebrados, sendo um deles uma ambulância. Além dos carros, documentos e lixo também estão espalhados pelo quintal. De acordo com os índios, as condições do lugar já motivaram diversos protestos, mas até agora a situação não foi solucionada. "A gente está cansado disso, de ir pra estrada, fazer reivindicação, fechar estrada e não dá em nada", reclama Jakurê Kyikatejê.

Fonte: Portal G1

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Arquivos