28 de fevereiro de 2014
'Novo cangaço' leva terror a pequenas cidades.
12:53 PM
| Postado por
Unknown
Ações de bandidos é comparada ao cangaço por praticamente fechar as cidades atacadas surgindo até o Lampião do século 21.
![]() |
Agências bancárias são os principais alvos dos bandidos. |
No Mato Grosso, houve operações intensas de combate às quadrilhas nos últimos anos, que incluiu a prisão de um homem apontado pela polícia como Lampião do século 21, por praticamente fechar as cidades atacadas. Parte dos grupos migraram de Estados nordestinos como Maranhão e Ceará e após o cerco da polícia, passaram a agir também no Acre e em Rondônia.
No último ano, Estados do Sudeste se tornaram alvo. Só em São Paulo, 50 casos foram investigados e 48 suspeitos foram presos em 2013, de acordo com a secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP). Ao menos 30 casos foram esclarecidos até o início deste ano. A SSP-SP afirma que houve um aumento de casos deste tipo no último ano, mas há uma tendência de estabilidade.
Ademir Wiederkehr, coordenador do coletivo nacional de segurança bancária da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), afirma que este tipo de ação preocupa a categoria, que reivindica o reforço das agências de cidades pequenas, por meio da instalação de portas giratórias, detectores de metais e uso de vidro blindado.
"Temos cobrado dos bancos mais investimento em segurança, porque as agências são muitos frágeis, geralmente possuem menos equipamentos de prevenção contra assaltos. A bandidagem aproveita a precariedade da segurança pública e a fragilidade da segurança nos estabelecimentos bancários."
A Federação Brasileira de Bancos afirma que triplicou o investimento em sistemas de segurança nos últimos dez anos e aponta queda de 56% no total de assaltos no País entre 2002 e 2012, passando de 1.009 para 440.
Fonte: www.paraiba.com.br
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário